Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » História de Moçambique abordada em três livros

História de Moçambique abordada em três livros

Por admin-sn
992 Visualizações

O INSTITUTO de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional (IPHLLN) pretende produzir três colectâneas que reúnem diversas narrativas sobre a história contemporânea dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A colecção, cujo primeiro volume deverá sair ainda este ano, focar-se-à na luta contra a dominação colonial portuguesa em Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

O projecto da coletânea foi decidido entre chefes de Estado dos cinco países africanos colonizados por Portugal e visa registar e preservar as memórias libertarias dessa epopeia.

Foi neste sentido que a cidade de Maputo foi ontem palco do primeiro seminário metodológico intitulado “Estado de Arte Sobre a História da Luta de Libertação Nacional em Moçambique”.

the_ad_group(621);

O evento contou com a participação de vários pesquisadores nacionais e espera-se que outro seminário idêntico, reunindo investigadores de todos países envolvidos, está previsto para Maio ou Junho, na Guiné-Bissau.

Analisar os estudos sobre a história de Moçambique, sobretudo a luta de libertação nacional era o objecto do seminário que juntou equipas de trabalho constituídas há mais de dois meses.

Segundo o historiador e vice-reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Joel das Neves Tembe, a primeira colectânea é constituída por três capítulos, sendo o primeiro sobre a caracterização da sociedade moçambicana e não só no contexto colonial.

“Cada uma das nossas nações, embora colonizadas pelo mesmo regime colonial português, tem especificidades próprias”, justificou Joel das Neves Tembe, que é igualmente porta-voz da iniciativa.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia