Segunda-feira, 29 Abril, 2024
Início » REFLEXÕES DA MUVALINDA: Cuidado com as palavras!

REFLEXÕES DA MUVALINDA: Cuidado com as palavras!

Por admin-sn
708 Visualizações

Cândida Muvale*

HÁ dias, fiquei aborrecida com uma questão doméstica lá da minha casa. Tomada pela irritação, indignação, raiva e desapontamento, acabei soltando palavras que não deveria. Enfim, por isso que se adverte sempre para não falar nem agirmos em momentos de tensão emocional. Somos seres humanos, falhas de natureza, por isso devemos tomar cuidado com as palavras, principalmente em momentos de tensão.

Felizmente e graças a Deus tenho uma mãe sábia que mediou o conflito, mais uma vez levou-me à razão. Daí usei palavras, mas dessa vez bem pensadas e longe da tensão para expor a minha inquietação, mostrar arrependimento e pedir desculpas pelo sucedido. A situação foi ultrapassada, o conflito que criei pelas minhas más palavras ficou resolvido, o clima de tensão melhorou significativamente e tudo voltou ao normal.

Diante desta situação, pus-me a pensar em quantas vezes consciente ou inconscientemente falamos palavras tomados pela tensão, sem pensar, sem cuidado e sem saber exactamente da repercussão que as nossas palavras terão.

banner

Lares felizes iniciam com palavras e são destruídos também por palavras; amizades, relacionamentos profissionais, pessoais e sociais iniciam com as palavras e podem também ser destruídos por palavras mal empregadas e percebidas.

As palavras tem poder para construir e destruir, para edificar, conciliar, para juntar e separar, para operar milagres, para livrar da miséria, para abrir e fechar portas. Enfim, apenas palavras.

Sei que pela minha natureza humana ainda vou usar mal as palavras e voltar a criar ou impulsionar conflitos dentro de casa e em demais esferas sociais que faço parte de forma intencional ou não. Até a Bíblia sagrada realça em Tiago 3:2: “Pois todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.”

Não existe nenhum Homem com poder sobre a língua, porém devemos fazer o esforço para, dentro das nossas possibilidades humanas, evitar causar danos desnecessários e controlar as palavras que soltamos.

Então a advertência de hoje é: “cuidado com as palavras”, vamos usá-las ao nosso favor, mas sempre para o bem e caso falhemos devemos ter a suficiente coragem para pedir desculpas usando palavras amáveis e de arrependimento.

Encerro realçando Provérbios 18:21, que diz: “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.” Esse versículo destaca a importância de termos cuidado com as palavras que usamos, pois elas têm o poder de influenciar as situações e as pessoas ao nosso redor.

*Psicóloga e Activista Social

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia