Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » Cerca de 970 milhões de eleitores votam na Índia

Cerca de 970 milhões de eleitores votam na Índia

Por Jornal Notícias
634 Visualizações

ARRANCAM hoje as eleições gerais na Índia, onde cerca de 970 milhões de eleitores, num total de 1.400 milhões de habitantes, votam até 1 de Junho, para escolher o parlamento e o chefe do governo.

A 4 de Junho devem ser anunciados os resultados da votação de 44 dias para eleger os 543 membros da câmara baixa do parlamento, denominada Lok Sabha, em sete fases.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, procura o terceiro mandato consecutivo frente a uma ampla, mas frágil aliança de mais de 20 partidos da oposição e que ainda não nomeou o seu candidato à chefia do governo.

A maioria das sondagens prevê que o partido nacionalista hindu de Modi, o Bharatiya Janata (BJP), vença confortavelmente depois de duas vitórias esmagadoras em 2014 e 2019.

banner

O principal partido da oposição, o Congresso, que governou quase ininterruptamente durante décadas, domina agora apenas em três dos 28 estados indianos. O líder do partido, Rahul Gandhi – filho, neto e bisneto de chefes de governo – foi suspenso temporariamente do parlamento após ser condenado por difamação.

Além de várias disputas, a oposição tem vivido investigações judiciais avaliadas como acções de neutralização por parte de Modi.

As investigações também suscitaram a reacção do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, e de organizações de defesa dos direitos humanos, que consideram que as eleições são tendenciosas.

O escrutínio prolonga-se por mais de 40 dias dada a dimensão do país e a logística para permitir a votação dos 969 milhões de eleitores registados.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia