Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » Incidência da conjuntivite com tendência de redução

Incidência da conjuntivite com tendência de redução

Por Jornal Notícias
1,K Visualizações

A INCIDÊNCIA da conjuntivite hemorrágica tende a diminuir no país, facto que para o sector da Saúde está relacionado com a melhoria na observância das medidas de prevenção, como a higienização das mãos, isolamento dos infectados e busca por apoio médico.

A título de exemplo, enquanto no pico da doença era registada uma média de 1500 casos diários, actualmente são notificados 750. Entretanto, apesar da redução de episódios, a cidade de Maputo e província de Sofala continuam a registar o maior número de infecções por dia.

Actualmente o país conta com um cumulativo de 62 mil casos da doença, sendo que 81 pessoas desenvolveram complicações oculares devido à automedicação, sobretudo por causa do uso de substâncias tóxicas, como urina, limão, chá e pó de carapaça de lula. “Do total de doentes que teve complicações pelo menos 50 pessoas contraíram cegueira irreversível”, indicou a médica oftalmologista Lígia Munguambe.

Para melhorar o cenário e manter os avanços verificados até este momento o Ministério da Saúde está a desencadear uma série de actividades em parceira com outros sectores do Governo.

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia