Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » CONTRAÍDA INTERNAMENTE PELO ESTADO: Parte da dívida vence em um ano

CONTRAÍDA INTERNAMENTE PELO ESTADO: Parte da dívida vence em um ano

Por Jornal Notícias
617 Visualizações

POUCO mais de um terço da dívida doméstica contraída pelo Governo Central vence dentro de um ano, segundo informação divulgada recentemente pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF).

A entidade refere ainda que o vencimento da dívida interna aumenta o risco de materialização, ao longo do ano, de um cenário em que a única opção do Governo será o tratamento das prestações vencidas por refinanciamento comercial. 

Através do refinanciamento comercial os contratos de empréstimo feitos numa determinada instituição financeira podem ser trocados, o que tem potencial para a extensão dos prazos e para impactar nos valores envolvidos. 

Até 31 de Dezembro do ano transacto a dívida acumulada do Governo Central perfazia 15,217.7 milhões de dólares norte-americanos, sendo 4,911.3 milhões referentes aos compromissos internos. 

banner

Neste sentido, o relatório sobre a Dívida Pública a que o “Notícias” teve acesso considera que à medida que as taxas de juro de Bilhetes do Tesouro e Obrigações do Tesouro aumentam o custo do financiamento interno vem impulsionando um contínuo ajustamento em alta da taxa de juro média ponderada da carteira de empréstimos do Governo.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia