Sábado, 13 Julho, 2024
Início » ATÉ FINAL DESTE ANO: Moçambique alcança meta de electrificação

ATÉ FINAL DESTE ANO: Moçambique alcança meta de electrificação

Por Jornal Notícias
1,2K Visualizações

O PAÍS está próximo de cumprir o objectivo de electrificação estabelecido para o actual quinquénio – 64 por cento de cobertura – o que abre perspectivas para o alcance dos 100 por cento até 2030.

Até 2023 a taxa de acesso à electricidade era de 54 por cento, com tendência de aumento de soluções fora da rede nacional, segundo informação divulgada na 10ª edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique, que decorreu semana finda em Maputo.

Falando num painel sobre o acesso à energia, Marcelina Mataveia, directora nacional de Energia, apontou esforços do Governo na elaboração de políticas que facilitam o investimento no sector, sobretudo fora da rede nacional.

“Ficou claro que a electrificação não deve ser feita somente com soluções dentro da rede, mas é importante capitalizar as outras alternativas”, recordou.

Referiu ainda que antes da implementação do programa Energia para Todos o Governo conseguia em média 150 mil novas mediações, sendo que com a iniciativa os números elevaram-se para mais de 300 mil.

Em 2022 foram registados 470 mil novos clientes, que representam um número histórico, para no ano seguinte atingir-se 530 mil novas ligações. “Estes dados dão-nos uma taxa de acesso de 54,7 por cento, da qual 7,1 por cento fora da rede. A contribuição da electrificação neste segmento está a crescer”, disse Mataveia.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia