Segunda-feira, 27 Maio, 2024
Início » EM QUATRO MESES: Acidentes marítimos matam 189 pessoas

EM QUATRO MESES: Acidentes marítimos matam 189 pessoas

Por Jornal Notícias
514 Visualizações

PELO menos 189 pessoas morreram entre Janeiro e Abril deste ano vítimas de acidentes marítimos registados nas águas territoriais nacionais, situação que impõe o reforço da actuação das autoridades de tutela.

A informação foi prestada ontem ao “Noticias” por Elvira Matola, directora da Divisão de Segurança, Inspecção e Comunicações Marítimas no Instituto Nacional do Mar (INAMAR).

“No período em referência os acidentes e incidentes marítimos registados incluem 27 naufrágios, 63 afogamentos, que resultaram ainda em dez feridos e 37 desaparecidos, para além de 79 sobreviventes e danos materiais nas embarcações”, disse.

Dos acidentes reportados destaca-se o da Ilha de Moçambique, que resultou na morte de 98 pessoas e vários desaparecidos. Sobre este infortúnio, anotou que a comissão mandatada para investigar as causas do acidente já concluiu o trabalho, devendo submeter o relatório  atinente ao Governo dentro em breve.

banner

Como forma de reverter o actual cenário, caracterizado por uma elevada sinistralidade marítima, as autoridades estão a reforçar as medidas de prevenção, ao mesmo tempo que alocam equipamento para permitir uma navegação segura.

Com efeito, decorre à escala nacional a distribuição de coletes salva-vidas, bóias e meios de sinalização, num acto iniciado na localidade da Macaneta, distrito de Marracuene, província de Maputo, abrangendo embarcações de transporte de passageiros e pesca de pequena escala.

“O plano é alocar pelo menos quinhentos coletes para cada administração marítima até finais de Agosto. Neste momento estamos a angariar, junto dos parceiros de cooperação, mais “kits” de segurança para distribuir pela população”, afirmou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia