Sábado, 13 Julho, 2024
Início » HIDROCARBONETOS: Há espaço para novos concursos de pesquisa

HIDROCARBONETOS: Há espaço para novos concursos de pesquisa

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

Não está fechada a possibilidade de mais concursos para a pesquisa e exploração de hidrocarbonetos, a médio prazo, com vista a acelerar o passo no aproveitamento da janela de oportunidade de mercado que ainda existe para os combustíveis fósseis.

O Governo aprovou em finais de Março os termos e condições dos contratos de concessão para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos nas áreas A6-E, A6-G, A6-D, S6-A e S6-B, adjudicadas ao consórcio que integra a multinacional China National Oil Corporation Hong Kong Holding Ltd (CNOOC) e à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH, EP), braço empresarial do Estado moçambicano nesta área.

A aprovação destes contratos marcou o culminar de um processo iniciado em Novembro de 2021, quando o Governo lançou o sexto concurso público para a concessão de 16 áreas localizadas no mar (offshore) para pesquisa e produção de hidrocarbonetos.

Em declarações recentes ao “Notícias”, Carlos Zacarias, ministro dos Recursos Minerais e Energia, admitiu que em termos legais existe espaço para que mais empresas sejam chamadas para novas áreas de pesquisa.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia