Terça-feira, 21 Maio, 2024
Início » País pode estar livre da cólera até Junho

País pode estar livre da cólera até Junho

Por Jornal Notícias
351 Visualizações

O SECTOR da Saúde tem vindo a mobilizar recursos junto de parceiros com vista a responder ao desafio imposto pelo Governo de erradicar a cólera no país até Junho.

Com o fim da época chuvosa e o aumento da consciência da observância das medidas de higiene pessoal e colectiva, os casos da doença tendem a reduzir. Entretanto, os avanços alcançados podem estar comprometidos devido à falta de meios circulantes para transportar os agentes de saúde às residências dos doentes para a desinfecção e distribuição dos “kits” de higiene.

Os dados foram partilhados ao “Notícias” pelo chefe do Departamento de Vigilância e Saúde no Ministério da Saúde (MISAU), Domingos Guihole, que avançou ainda a pretensão de se iniciar a vacinação contra a doença entre Agosto e Setembro, antes da época chuvosa, para garantir a eficácia.

Destacou, a título de exemplo, que se as pessoas receberem duas doses da vacina estarão protegidas por um a dois anos e por seis a oito meses de imunidade de doença grave se for uma porção.

banner

Reiterou, porém, que o arranque do processo de vacinação está dependente da disponibilidade do imunizante no mercado internacional, uma vez que para além de Moçambique há muitos outros países à espera.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia