Terça-feira, 21 Maio, 2024
Início » CAUSADORA DA PARALISIA INFANTIL: Moçambique está livre da poliovírus selvagem

CAUSADORA DA PARALISIA INFANTIL: Moçambique está livre da poliovírus selvagem

Por Walter Mbenhane
501 Visualizações

O PAÍS está livre da poliovírus selvagem, que causa a paralisia infantil, fruto das campanhas de vacinação abrangendo crianças menores de 15 anos, desencadeadas pelo Ministério da Saúde, visando controlo da propagação da doença.

A informação foi partilhada ontem, em Maputo, pelo porta-voz do Governo, Filimão Suaze, no término da 15ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.

Na ocasião, esclareceu que a decisão de declarar o país completamente livre da doença resulta de uma avaliação epidemiológica e de risco exaustiva, associada aos resultados negativos da vigilância laboratorial do vírus.

Para fazer face ao surto, que eclodiu no ano passado,foram necessários quase 90 milhões de doses nas nove rondas realizadas em todo o país, sendo que nas províncias do Sul só foram efectuadas quatro, porque o risco era menor.

banner

Entretanto, na mesma sessão, o Governo apreciou e aprovou o decreto que aprova o Regulamento para Exercício da Actividade de Agenciamento de Navios, Mercadorias e Serviços Complementares e revoga o Decreto n˚53/2006, de 26 de Dezembro.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia