Terça-feira, 3 Dezembro, 2024
Início » Moçambique e Comores debatem comércio e no investimentos

Moçambique e Comores debatem comércio e no investimentos

Por Osvaldo Gemo
2,1K Visualizações

OSVALDO GÊMO, em Moroni

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, e o seu homólogo da União das Comores, Azali Assoumani, vão manter conversações oficiais, hoje, em Moroni, sobre questões específicas de cooperação bilateral e dinamização do comércio e investimento, bem como a questão do terrorismo em Cabo Delgado que preocupa também a SADC.

Nyusi encontra-se em Moroni desde a manhã de ontem para uma visita de dois dias a convite do seu homólogo reeleito em Janeiro para um mandato de cinco anos.

O estadista moçambicano testemunhou ontem, em Moroni, a investidura do Presidente Azali Assoumani, que teve lugar no Estádio de Malouzi, com a presença de cinco Chefes de Estado, nomeadamente o Presidente moçambicano; de Madagáscar, Andry Rajoelina; República do Congo, Denis Sassou Nguess; de Angola, João Lourenço; e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Entretanto, Assoumani, que tomou posse perante a Corte suprema do país aponta como principal visão do seu mandato, a melhoria da qualidade de vida da população, fazendo das Comores um país emergente com bases sólidas para o desenvolvimento, tendo reafirmado a preservação da democracia e liberdade como instrumentos para a promoção da paz, unidade, coesão social e atracção de investimento.

“Reconheço plenamente a nobre missão que me é incumbida, de defender o ideal comum de paz, de justiça, de desenvolvimento e progresso para todos. Neste dia de investidura, reafirmo o engajamento no reforço da coesão nacional e a escrever o nome do nosso país no concerto das nações”, disse a dado passo do seu discurso.

Tal ambição, apontou, passa pelo engajamento de todos para tornar os desafios em oportunidades de desenvolvimento, fazendo jus ao lema desta tomada de posse que é “Tempos de Renovação”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar