Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » II COMPACTO DE MCA: Já há fundos para meios de vida costeiros e clima

II COMPACTO DE MCA: Já há fundos para meios de vida costeiros e clima

Por Jornal Notícias
875 Visualizações

Estão reunidas as condições para a implementação do primeiro projecto referente aos meios de vida costeiros e resiliência climática, entre Sofala e Nampula, no quadro do II Compacto do Millennium Challenge Account Moçambique (MCA-Moçambique), com a assinatura, sexta-feira, em Maputo, de dois acordos de financiamento, no valor de 44 milhões de dólares norte-americanos.

Os entendimentos foram rubricados pelo MCA-Moçambique, entidade criada pelo Governo para coordenar a implementação do II Compacto; pela Biofund, e pelo Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul). Esta verba junta-se aos 100 milhões de dólares já garantidos através da agência norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC).

Para além de avançarem com mais dinheiro, a Biofund e a ProAzul foram seleccionadas para implementar o respectivo programa.

Aliás, este constitui um dos três projectos inseridos neste II Compacto, que contempla, ainda, o desenvolvimento de acções no domínio de infra-estruturas e agricultura, compreendendo, ao todo, 537 milhões de dólares, sendo 500 milhões doação do MCC e 37 milhões do Governo moçambicano.

the_ad_group(621);

O Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, que também preside o MCA-Moçambique, referiu que o reforço da resiliência climática visa a melhoria da capacidade das comunidades costeiras para lidar com o impacto deste fenómeno.

Esta acção, acrescentou, tem em vista, ainda, a contínua garantia dos meios de pesca e protecção dos mangais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia