Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » Mobiliza-se dinheiro para aterros sanitários

Mobiliza-se dinheiro para aterros sanitários

Por Jornal Notícias
831 Visualizações

ESTÁ em curso a mobilização de fundos junto dos parceiros de cooperação para financiar a construção de aterros sanitários nos municípios de Pemba, Quelimane, Tete e Xai-Xai.

Trata-se de uma iniciativa do Governo, através do Ministério da Terra e Ambiente (MTA), que pretende contribuir para a redução da disposição desregrada de resíduos nos quatro centros urbanos.

A informação foi avançada esta semana, na capital do país, durante o II Seminário Nacional de Divulgação do Modelo de Maputo para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos pelo representante do MTA, Samson Cuamba.

Na ocasião, afirmou que está em curso, igualmente, a avaliação dos documentos de uso e aproveitamento de terra, estudo de impacto ambiental, viabilidade técnico-financeira, entre outras exigências, para permitir a implantação dos aterros. 

the_ad_group(621);

Nos municípios que ainda não reúnem condições para acolherem as obras de construção de aterros, tal é o caso de Nacala e Nampula, está a ser implementado o projecto Mitigation Facility que, segundo explicou a fonte, visa estabelecer infra-estruturas para o tratamento do lixo.

Enquanto o MTA mobiliza recursos, ao mesmo tempo está a desenvolver estudos ambientais nos municípios de Lichinga, Chimoio e Vilankulo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia