Domingo, 23 Junho, 2024
Início » BUSCA DA PAZ MUNDIAL: Moçambique elogiado a nível internacional

BUSCA DA PAZ MUNDIAL: Moçambique elogiado a nível internacional

Por Jornal Notícias
714 Visualizações

GIL FILIPE, em Nova Iorque

MOÇAMBIQUE pode desempenhar um papel relevante na persuasão dos Estados em conflito a evitarem cenários de genocídio e nos esforços mundiais de combate ao terrorismo, dadas as abordagens que tem vindo a apresentar durante o seu mandato no Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas.

O país preside em Maio o principal órgão decisório da ONU, priorizando, através de várias iniciativas, o envolvimento de mulheres e jovens na abordagem dos assuntos de paz e segurança globais, a responsabilidade principal do CS.

Na ONU, onde esta semana o país promove o debate sobre o “Papel da Mulher e da Juventude na Manutenção da Paz”, as iniciativas de Moçambique estão a ser catalogadas como de grande importância, augurando-se um estatuto relevante no mundo quando se tratar da promoção da tranquilidade.

the_ad_group(621);

A apreciação do papel do país foi expressa ontem em Nova Iorque pela subsecretária-geral e assessora especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, e pelo subsecretário-geral do Escritório contra Terrorismo, Vladimir Voronkov, que mantiveram encontros com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

Para além da agenda principal, a ministra desdobrou-se, em Nova Iorque, em encontros com diplomatas a vários níveis na ONU, o último dos quais na madrugada, em Maputo, com o Secretário-Geral, António Guterres.

Segundo Domingos Fernandes, representante permanente adjunto da Missão de Moçambique na ONU, os encontros foram de cortesia e de abordagem de assuntos correntes sobre a paz e segurança globais, incluindo no país, que está a ser assolado por actos de terrorismo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia