Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » “OPERAÇÃO STOP BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS”: Cinco detidos e 40 arguidos

“OPERAÇÃO STOP BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS”: Cinco detidos e 40 arguidos

Por Jornal Notícias
771 Visualizações

QUARENTA cidadãos nacionais e estrangeiros e 15 empresas foram constituídos arguidos, suspeitos de prática dos crime de branqueamento de capitais; falsificação de documentos; fraude fiscal; abuso de confiança fiscal; associação criminosa e uso de documento falso. 

O processo surge no âmbito das acções de prevenção e combate ao crime de branqueamento de capitais movido pelo Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional, uma unidade da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No caso deste processo, registado sob o número 3/GCCCOT/2022, foi levada a cabo a operação “Stop Branqueamento de Capitais”, que consistiu na realização de buscas em residências e estabelecimentos comerciais pertencentes aos arguidos, nas cidades de Nampula, Nacala, Matola e Maputo. Na mesma operação, foram apreendidos diversos documentos e equipamentos que estão a ser objecto de investigação. 

A PGR explica que o “modus operandi dos arguidos” traduzia-se na criação de empresas de fachada que as usavam como veículo de exportação de capitais, cuja origem  é ilícita e, nalguns casos, desconhecida.

the_ad_group(621);

A título de exemplo, conforme refere, entre os anos 2019 a 2023, os arguidos exportaram, ilegalmente,   cerca de 330 milhões de dólares norte-americanos, equivalentes a 21 mil milhões de meticais. 

Para lograrem os seus intentos, em colaboração com alguns despachantes aduaneiros e certos colaboradores dos bancos falsificam os termos de intermediação bancária e os processos de desembaraço aduaneiro que as usam para exportação de capitais, sob pretexto de importação de mercadorias de diversos países, principalmente os considerados paraísos fiscais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia