Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » RAS: ANC lidera contagem mas pode perder maioria

RAS: ANC lidera contagem mas pode perder maioria

Por Valdimiro Saquene
677 Visualizações

VALDIMIRO SAQUENE, em Joanesburgo

O CONGRESSO Nacional Africano (ANC) está a liderar a contagem de votos das sétimas eleições gerais sul-africanas, embora estes resultados provisórios indiquem que o partido que governa o país desde 1994 possa perder a maioria parlamentar.
Quando tinham sido apurados resultados cerca de 11,3 por cento das assembleias de voto, a percentagem de votos do ANC no escrutínio de quarta-feira era de 42,8 por cento, com a Aliança Democrática (DA) a alcançar 25,6 por cento e os Combatentes da Liberdade Económica (EFF) com 8,3 por cento, segundo dados da Comissão Eleitoral Independente (IEC).
Se os resultados finais, a serem divulgados até domingo, 2 de Junho, assim se mantiverem, o ANC será forçado a fazer um acordo de coligação com um ou mais partidos para governar.
Os primeiros votos destas eleições, anunciados de madrugada, foram validados na municipalidade de Winnie Madizikela Mandela, na província do Cabo Oriental, segundo o presidente da IEC, Mosotho Moepya, que falava do centro nacional de operações de resultados em Midrand, Joanesburgo
Nas eleições anteriores, em 2019, o ANC obteve 57,5 por cento dos votos, com 20,7 por cento para a DA e 10,7 por cento para o EFF.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia