O HOSPITAL Provincial de Chimoio (HPC) realizou, recentemente, cirurgias de fendas de lábio e palato a 27 crianças, dos seis meses até 12 anos, numa iniciativa apoiada pela Fundação Clinton (Clinton International Alcance for Health-CHAI).
Selecionadas de um universo de 42 pacientes admitidos para a campanha, as crianças viram reparada a deformidade genética, ocasionada por erro na união do lábio e palato durante a fase embrionária, situação que causa consequências negativas na estética, mastigatória e fonética.
Segundo o director científico e pedagógico do HPC, Lourenço Vuma, apenas 27 petizes foram submetidas a cirurgias uma vez que “as restantes apresentavam quadro clínico não favorável a procedimentos electivos, falo de malária, anemia, desnutrição, infecções de vias aéreas e complexidade da própria fenda”, esclareceu.
Vuma disse que a campanha, inicialmente, que era para Manica, acabou tendo pacientes de Sofala (Chibabava, Gorongosa e Nhamatanda) e de Inhambane.
Afirmou que a equipa médica responsável pelas cirurgias contou com apoio de cirurgiões da cidade da Beira, na província de Sofala.
Foto: Arquivo