Segunda-feira, 27 Maio, 2024
Início » Festival da Marrabenta homenageia Os Galtones

Festival da Marrabenta homenageia Os Galtones

Por Issa Likwembe
362 Visualizações

A DÉCIMA sétima edição do Festival Marrabenta, que terá lugar de 1 a 3 de Fevereiro na cidade e província de Maputo, prestará tributo a’Os Galtones, em reconhecimento à sua brilhante carreira.
A banda Os Galtones, fundada em 1963 por António Marcos, será distinguida com o Prémio António Fonseca, recém-criado pela curadoria da maior festa musical do país.

O grupo é uma referência incontornável da marrabenta. Faz parte da fina-flor dos protagonistas, difusores e conservadores dos ritmos nacionais. Alguns dos seus temas soam como hinos, de tal forma que basta tocá-los em qualquer parte do país são imediatamente reconhecidos.

Este é o caso das músicas “Juro Palavra de Honra Vou Morrer Assim”; “Akufa Iku Durumira”, “Ulavha Niti Sunga Uta Tsaka”, “Papaiane” e “Koma La”.
“O festival, ao longo dos anos da sua existência, narra, retrata, divulga e preserva histórias sobre a marrabenta. E Os Galtons são destacados pela sua constante participação no evento, aliado ao facto de ser uma banda constituída por gurus da música moçambicana (António Marcos, Abílio Mandlaze, já falecido; Ernesto Ndzevo (Ximanganine), Miguel Langa, Aurélio Mondlane e Miguel Dimande), um autêntico poço e baluarte da marrabenta”, explica Paulo Sithole, director de produção do evento.

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia