Domingo, 14 Julho, 2024
Início » PROJECTO MUSICAL: “Êxodo Cultural” apresentado ao “Notícias”

PROJECTO MUSICAL: “Êxodo Cultural” apresentado ao “Notícias”

Por Juma Capela
943 Visualizações

OS MÚSICOS da Fundação Moreira Chonguiça visitaram ontem a redacção do Jornal Notícias, no âmbito da apresentação do projecto “Êxodo Cultural”, uma iniciativa que visa promover os artistas da província de Cabo Delgado.

Liderado pelo patrono da fundação, Moreira Chonguiça, o grupo é composto por 10 artistas da província de Cabo Delgado, que estão na cidade de Maputo para uma formação na indústria musical.

Na visita ao “Notícias”, o músicos inteiraram-se sobre o funcionamento da instituição, sua história e o seu papel na promoção da cultura no país.

Segundo Moreira Chonguiça, a presença no “Notícias” serviu para reiterar, no geral, o papel dos meios de comunicação social na divulgação da música e dos seus fazedores, sendo esta área crucial para a indústria.  

“Com este curso, os artistas irão entender que a música é um produto que funciona em cadeia. Há vários integrantes, e o Jornal Notícias, em específico, é um parceiro para fazer chegar o conteúdo aos cidadãos, porém deve se garantir que o produto seja de qualidade”, afirmou.

O projecto “Êxodo Cultural” tem como parceiro a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique e integra 60 artistas da província de Cabo Delgado divididos em três agremiações culturais, nomeadamente Associação de Mecúfi, Associação dos Músicos de Pemba e a Associação Lipili.

Chonguiça explicou que a selecção dos músicos foi confiada à Casa Provincial da Cultura de Cabo Delgado.  

“Aconteceu em parceria com o governo provincial, que identificou vários jovens em diferentes partes da província. É um projecto de oito meses. Estamos a dar-lhes ferramentas para a vida”.

Os dez jovens tiveram a oportunidade de viajar para Maputo por terem se destacado durante as formações.

Fazem parte deste grupo Adelino Sumaila, Agostinho Nchilambo, Amisse Muetane, Artista Rodrigues, Charamadane Muaniho, Henriques Manuel, Toni Ibraimo, Ussene António, Manuel Muama e Adia Incubalo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia