Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » Morreu Presidente da Namíbia Hage Geingob

Morreu Presidente da Namíbia Hage Geingob

Por admin-sn
430 Visualizações

O PRESIDENTE da Namíbia Hage Geingob, que estava a receber tratamento de cancro, morreu aos 82 anos, anunciou ontem a Presidência deste país da África Austral.

Num comunicado, o Presidente interino da Namíbia, Nangolo Mbumba, disse que Geingob morreu pouco depois da meia-noite (01h00 de domingo em Maputo) no hospital privado Lady Pohamba, na capital Windhoek.

O comunicado sublinhou que, apesar “dos esforços enérgicos” da equipa médica, o Presidente faleceu na presença da primeira-dama, Monica Geingos, e dos filhos.

“A nação da Namíbia perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta pela libertação, o principal arquitecto da nossa constituição e o pilar da casa da Namíbia”, disse Mbuma.

banner

O Presidente interino pediu à população que “permaneça serena enquanto o Governo cuida de todos os preparativos e demais protocolos estaduais necessários” e prometeu que o executivo irá reunir-se “com efeito imediato” para tomar as providências necessárias.

A 19 de Janeiro, a Presidência da Namíbia tinha dito que Hage Geingob iria iniciar um tratamento contra o cancro, após uma biopsia ter detectado células cancerígenas.

A Namíbia faz parte de um terço dos 54 Estados soberanos de África que irão realizar eleições presidenciais, legislativas ou locais este ano.

As eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional da Namíbia estavam previstas para finais de 2024.

Hage Geingob tomou posse como Presidente em 2015 e foi o principal responsável pelo início das conversações com a Alemanha, sobre a revisão das atrocidades cometidas pelo Império Alemão durante o período colonial e possíveis compensações.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia