Domingo, 14 Julho, 2024
Início » RD Congo enfrenta crise humanitária sem precedentes

RD Congo enfrenta crise humanitária sem precedentes

Por admin-sn
767 Visualizações

A ESCALADA de violência no leste da República Democrática do Congo (RD Congo) provocou a deslocação de pelo menos 250 mil pessoas em Fevereiro, segundo um alto funcionário das Nações Unidas (ONU), descrevendo a situação como uma crise humanitária sem precedentes.

“É realmente de partir o coração, o que eu vi é uma situação verdadeiramente horrível”, disse, na quarta-feira, à Associated Press (AP) Ramesh Rajasingham, director de coordenação do gabinete humanitário da ONU, que visitou a cidade de Goma.

O resultado é uma das maiores crises humanitárias do mundo, com cerca de sete milhões de pessoas deslocadas, muitas delas fora do alcance da ajuda.

Longe da capital do país, Kinshasa, a região leste da RD Congo é há muito palco de acções armadas de mais de 120 grupos armados que lutam por uma parte do ouro e de outros recursos naturais da região, ao mesmo tempo que efectuam assassínios em massa.

No meio da intensificação dos combates com as forças de segurança, o grupo rebelde 23 de Março (M23) – o mais dominante na região, com alegadas ligações ao vizinho Ruanda – continuou a atacar aldeias, obrigando muitos a fugir para Goma, a maior cidade da região, cuja população, estimada em dois milhões de pessoas, já está sobrecarregada com recursos inadequados.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia