Segunda-feira, 22 Abril, 2024
Início » DA CONSULTA À GRAMÁTICA: Tomar ou beber café!

DA CONSULTA À GRAMÁTICA: Tomar ou beber café!

Por admin
97 Visualizações

DELFINA MUGABE

“VIVA! Num destes sábados, à tardinha, antes de o sol adormecer, bebendo / tomando um café (como se diz em português correcto? – beber ou tomar café?) – pergunta um leitor assíduo da coluna “Da Consulta à Gramática” Por isso, este é o tema eleito para hoje, na sequência da dúvida que nos é apresentada. Para abordar este assunto consultámos, como é de costume, o Dicionário da língua Portuguesa Prestígio, da Porto Editora (2015), sobre o sentido dos dois verbos: tomar e beber, para ver qual deles se adequa ao contexto.
De acordo com o léxico, a palavra “beber” é um verbo transitivo directo (requer um completo, designado “objecto directo”). Em termos semânticos, este termo tem o sentido de “ingerir líquido” , sobretudo bebidas alcoólicas, “absorver” ou “impregnar-se de…” A palavra pode ser usada, também, quando se pretende referir ao processo de recepção de conhecimentos.

Quanto ao vocábulo “tomar”, o dicionário menciona que se trata, igualmente, de um verbo transitivo directo (que requer um complemento directo) com estes significados: “ingerir alimentos, bebidas ou medicamentos”. De igual forma, pode-se tomar algo com o sentido de “se apoderar de…”, “confiscar”, “apreender”, etc.

Sendo o café uma bebida preparada com base na semente do cafeeiro, ambos os verbos estão correctos. Pelo menos, em português europeu, com termos que se referem a bebidas, como água, leite, sumo, chá, e café” pode se usar qualquer um dos dois verbos: “beber” ou “tomar”. Vejamos:

banner
  • Eu gosto de tomar café sem açúcar;
  • O Jorge bebe um café, sempre, ao acordar;
  • O meu filho toma um copo de leite antes de dormir;
  • A mãe toma chá ao pequeno-almoço;
  • Raramente, o Marcos bebe água à noite.
  • Não bebo café à noite, porque fico sem sono!
  • Tomar chá verde ajuda a relaxar…
  • Não é aconselhável que as crianças tomem café, por causa da cafeína.
    Tal como mencionámos, citando o dicionário, quer a palavra “beber” quer “tomar” são aplicáveis nos casos de ingestão de líquidos. Todavia, algumas pessoas preferem usar o termo “beber” quando se trata de bebidas alcoólicas, sumos, água, refrigerantes. Já quando são líquidos quentes usam a palavra “tomar”: chá, café, sopa e leite-quente. Mas, pelo que entendemos, não existe nenhuma relação entre a temperatura e o líquido que se pretende ingerir: podemos beber ou tomar algo quente ou frio. Essa é a nossa percepção…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia