Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » ONU vota hoje pedido de adesão da Palestina

ONU vota hoje pedido de adesão da Palestina

Por Issa Likwembe
704 Visualizações

O CONSELHO de Segurança vai debater e votar hoje o pedido apresentado pela Palestina para se tornar um Estado-membro de pleno direito das Nações Unidas (ONU), disseram fontes diplomáticas.

As fontes, que pediram para não serem identificadas, disseram à agência de notícias France-Presse, na terça-feira, que a votação vai coincidir com uma reunião do organismo sobre a situação na Faixa de Gaza.

Esta reunião do Conselho de Segurança, prevista há várias semanas, deverá contar com a presença de diplomatas de vários países árabes.

Na terça-feira a representação da Palestina junto da ONU publicou na rede social X um texto em que os países árabes demonstram “apoio total” ao pedido palestino.

banner

“Apelamos a todos os membros do Conselho de Segurança para que votem a favor do projecto de resolução apresentado pela Argélia em nome do grupo árabe (…). No mínimo imploramos aos membros do Conselho que não obstruam esta iniciativa essencial”, afirmaram.

O projecto de resolução da Argélia recomenda apenas à Assembleia-Geral da ONU que admita “o Estado da Palestina como membro das Nações Unidas”, algo que requer uma maioria de dois terços.

De acordo com a Autoridade Palestiniana, 137 dos 193 Estados-membros da ONU reconhecem unilateralmente o Estado da Palestina.

No entanto, a adesão de um país à ONU só pode ir a votação na Assembleia-Geral após uma recomendação do Conselho de Segurança, onde os Estados Unidos da América (EUA), aliados de Israel, podem usar o poder de veto.

Entretanto, ontem ficou-se a saber que as negociações para pôr fim às hostilidades na Faixa de Gaza e libertar os reféns israelitas estão bloqueadas, segundo admitiu o primeiro-ministro do Qatar, um dos mediadores entre Israel e o Hamas palestiniano.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia