Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » RDCongo trava tentativa de golpe em Kinshasa

RDCongo trava tentativa de golpe em Kinshasa

Por Jornal Notícias
964 Visualizações

O Exército da República Democrática do Congo (RDC) afirma ter evitado um golpe de Estado neste domingo (19), tentativa durante a qual um grupo de homens uniformizados e armados invadiu as residências do Presidente e do vice-primeiro-ministro.
O incidente deixou três mortos e vários soldados e estrangeiros detidos em conexão com o tiroteio entre homens armados com uniforme militar e guardas de um político importante.
“Uma tentativa de golpe de Estado foi cortada pela raiz pelas forças de defesa e segurança”, informou o porta-voz das Forças Armadas do país, Sylvain Ekenge, numa breve mensagem transmitida pela televisão pública e disseminada pelos media internacionais.
Os agressores, “congoleses e estrangeiros”, foram presos e a situação está sob controlo, disse Ekenge.
Durante a madrugada, o activista da diáspora congolesa Christian Malanga, que afirma ser um ex-militar, publicou vários vídeos ao vivo na sua página do Facebook mostrando um grupo de homens armados em uniforme militar no saguão e nos jardins do Palácio da Nação, a residência do Presidente Félix Tshisekedi.
Segundo fontes locais, Malanga foi abatido pelas autoridades durante essa incursão em edifícios oficiais.
Os agressores queimaram bandeiras do país enquanto carregavam bandeiras do Zaire, o antigo nome da República Democrática do Congo.
“Aproveitem a libertação do nosso novo Zaire”, gritou Malanga em inglês, enquanto os outros homens também falavam em francês e lingala, uma língua bantu usada no noroeste da RDC e em grande parte do vizinho Congo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia