Domingo, 19 Maio, 2024
Início » Ligações clandestinas lesam EDM em mais de cinco milhões

Ligações clandestinas lesam EDM em mais de cinco milhões

Por Jornal Notícias
513 Visualizações

PELO menos 200 casas de seis bairros da cidade foram surpreendidas com ligações clandestinas de corrente eléctrica nos últimos três meses, lesando a Electricidade de Moçambique (EDM) em mais de cinco milhões de meticais.

Trata-se de residências situadas nos bairros de Mutauanha, Piloto, Subestação, Namutequeliua, Muahivire e Namiteca, onde pelo menos 35 pessoas foram processadas judicialmente e outros prevaricadores obrigados a firmar contratos com a empresa. Segundo Cristiano Neves, director operacional na área de Serviços ao Cliente em Nampula, nas operações de desmantelamento de redes clandestinas de consumo de energia eléctrica foi detectada a existência de técnicos contratados por empreiteiros parceiros da EDM para execução de projectos que se envolviam em negociatas com clientes para estabelecer ligações clandestinas no final dos seus vínculos.

Para além das ligações clandestinas, a EDM refere que continua preocupada com a vandalização de postos de transformação, equipamentos de comando da iluminação pública e cabos de protecção dos transformadores em casos de descargas atmosféricas. Neves sublinhou que dada a ocorrência contínua de casos de vandalizações, a empresa decidiu intensificar acções de sensibilização nas comunidades sobre a importência das infra-estruturas e equipamentos eléctricos,  como forma de desaconselhar aquela prática.

Leia mais…

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia