Segunda-feira, 20 Maio, 2024
Início » BIOTECNOLOGIA E BIOCIÊNCIAS: Moçambique e China estreitam parceria

BIOTECNOLOGIA E BIOCIÊNCIAS: Moçambique e China estreitam parceria

Por Anabela Massingue
613 Visualizações

ANABELA MASSINGUE, em Wuhan

MOÇAMBIQUE e China estão a implementar uma nova fase na cooperação, no campo de biotecnologias e biociências, com a exposição de quadros nacionais de diferentes sectores, à experiência de peritos desta área, na província chinesa de Hubei, em Wuhan.

Trata-se de um seminário bilateral de Biotecnologia e Biociências para Moçambique, organizado pelo Ministério do Comércio da República Popular da China e coordenado pela Escola Vocacional de Biotecnologia de Hubei, em resposta à solicitação feita pela contraparte moçambicana, junto da embaixada chinesa.

Mais do que uma exposição de quadros nacionais à experiência da China neste campo, a expectativa de Moçambique é atrair mais parcerias que galvanizarão o ramo da biotecnologia, com destaque na mobilidade de quadros no âmbito da pesquisa para intercâmbio em várias áreas, bem como a mobilização de apoios para o apetrechamento de infra-estruturas, deste ramo.

banner

A escolha de Wuhan para intercâmbio tem a ver com o facto de a indústria, comércio, educação e ciência desta cidade estarem a desenvolver de forma acelerada, ocupando actualmente o terceiro lugar no sector da educação e da investigação na China, depois de Pequim e Xangai.

Falando na sessão de abertura do evento, a directora do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), Alsácia Atanásio, realçou que a agricultura é uma prioridade nacional a vários níveis, razão pela qual a instituição que dirige tem a compreensão do seu dever na busca de soluções para aumentar os índices de produção e produtividade.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia