Sexta-feira, 19 Julho, 2024
Início » NA UNIPÚNGUÈ: Desenvolvido dispositivo para conservar alimentos

NA UNIPÚNGUÈ: Desenvolvido dispositivo para conservar alimentos

Por admin-sn
1,K Visualizações

ESTUDANTES da Universidade Púnguè (UniPúnguè), na província de Manica, desenvolveram dispositivos que utilizam energia solar para conservar e confeccionar alimentos.

O projecto é conduzido por estudantes do curso de Licenciatura em Ensino de Física, com especialização em energias renováveis, levado a cabo com o objectivo de gerar soluções inovadoras que aliam a sustentabilidade ao quotidiano das populações.

Esta iniciativa pioneira surge como resposta ao problema recorrente da escassez alimentar sazonal enfrentada em muitas comunidades locais.

Através dos seus projectos, os estudantes Derto Malope, Armando Vinte e Abel Gola, vinculados à Faculdade de Ciências Exactas e Tecnológicas (FCET), procuram mitigar as dificuldades das comunidades nas épocas de menor abundância de produtos como tomate, quiabo e manga.

Recorrendo à implementação de técnicas sustentáveis e de sensibilização das comunidades para a importância da conservação dos alimentos, os estudantes evidenciam o papel crucial das energias renováveis, em particular da energia solar, na preservação da qualidade e do sabor dos alimentos pós-secagem.

Os discentes esperam contribuir de forma significativa para a resolução de problemas alimentares, promovendo práticas sustentáveis e combatendo o desperdício de alimentos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia