Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » ÁFRICA DO SUL: Líder do Parlamento libertada sob caução

ÁFRICA DO SUL: Líder do Parlamento libertada sob caução

Por admin-sn
393 Visualizações

A PRESIDENTE demissionária do Parlamento da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, foi ontem posta em liberdade, mediante o pagamento de 50 mil randes de caução, depois de se ter entregue voluntariamente à Polícia, no âmbito de uma investigação de corrupção.

Um tribunal de Pretória decidiu que Mapisa-Nqakula vai aguardar julgamento em liberdade, não estando autorizada a sair do país.

A presidente da Assembleia Nacional sul-africana demitiu-se do cargo na quarta-feira, na sequência de acusações de corrupção pública de mais de 2,3 milhões de randes em supostos subornos em contratos da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF, na sigla em Inglês) quando desempenhou o cargo de ministra da Defesa, entre 2012 e 2021, segundo a imprensa local.

A demissão ocorreu depois de na terça-feira o Tribunal Superior de Gauteng, onde se situa a capital política sul-africana, Pretória, ter rejeitado um recurso urgente da líder do Parlamento para impedir a sua detenção.

banner

Em comunicado, a líder parlamentar e membro do partido Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994, adiantou que se demitiu para defender a “integridade” e a “santidade” do Parlamento sul-africano.

“Tomei esta decisão consciente para dedicar o meu tempo e foco para lidar com a investigação recentemente anunciada contra mim pelas agências de aplicação da lei do nosso país”, refere-se na nota a que a Lusa teve acesso.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia