Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » SADC condena tentativa de golpe na RDC

SADC condena tentativa de golpe na RDC

Por Jornal Notícias
830 Visualizações

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) emitiu hoje uma mensagem de condenação à tentativa de golpe de Estado ocorrida ontem, na cidade de Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC).
Homens armados tentaram atacar as residências de altos funcionários do governo da RDC, incluindo a do Presidente Félix Tshisekedi, causando a morte de três pessoas.

Numa nota de imprensa, a SADC repudia a violência e estende o seu apreço ao exército da RDC por ter detido os perpetradores e impedido qualquer escalada que poderia ter ocorrido em consequência do incidente.
O documento refere ainda que a SADC é guiada pelo Protocolo sobre a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, que tem por objectivo promover a paz e segurança na região, proteger a população contra a instabilidade causada pela violação da lei e da ordem.

Pretende ainda desenvolver uma política externa comum em toda região, e aprofundar a cooperação em matérias relacionadas com defesa e segurança. Assim, exorta os Estados-Membros a aderir a este Protocolo e encoraja a comunidade internacional a continuar a apoiar o povo da RDC.

Leia mais…

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia