Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » BELAS MEMÓRIAS: Um dia em Tongshan

BELAS MEMÓRIAS: Um dia em Tongshan

Por Anabela Massingue
1,1K Visualizações

(anmassingue@gmail.com)

HÁ uma hora e meia de estrada, a partir da cidade de Wuhan, na província chinesa de Hubei, está a vila de Tongshan, uma zona com características peculiares. Suas habitações, maioritariamente de dois pisos, foram construídas com base em material convencional, embora existam entre elas as de piso único. O aspecto exterior denuncia que muita história por lá já rolou, em diferentes gerações.

Entre as habitações e outras infra-estruturas, a separação é por via de ruas muito estreitas, onde duas viaturas não se podem cruzar, porém, elas têm a particularidade de serem todas asfaltadas. Além de antiga, pacata e tradicional, a vila tenta espreitar a modernidade, num esforço das autoridades governamentais tudo para manter a sua história viva e evitar o seu desaparecimento.

Conta-se que há 10 anos as famílias de Tongshan usavam sanitários comuns, mas recentemente todos possuem casas de banho dentro de suas casas. Durante este período, enfrentavam sérios problemas de saneamento do meio, mas os actuais quatro mil habitantes conseguiram transformá-la num lugar limpo e acolhedor.

the_ad_group(621);

Predominantemente de terceira idade, os habitantes desta vila têm a agricultura como principal actividade para a sua sobrevivência e rendimento, com a aquacultura a ganhar também expressão nos últimos tempos.

Os serviços sociais eram escassos senão inexistentes, embora não falte pelo menos uma escola tal como pudemos contemplar numa das principais artérias daquela comunidade que viu a sua população jovem a abandonar a zona em busca de novos hábitos e oportunidades na cidade.

Os habitantes de Tongshan nem sequer casavam não que não se amassem. Eles estavam sim distantes do serviço social que cuida dos casamentos que só chegou a eles quando em 2013, o Presidente da República, Xi Jin Ping se aproximou a eles numa visita ao centro de transmissão de conhecimentos.

O centro de transmissão de conhecimento, um lugar de referência em Tongshan, é que dá dinâmica à vila, preservando sua história, cultura e promovendo a inovação e surgimento de novos talentos sobretudo de jovens que vêm se revelando em diferentes áreas do saber.

A sua tradição continua a ser preservada, apesar da introdução de mudanças que visam incentivar acções como aposta na agricultura através da introdução de novas tecnologias que vieram aliviar a força braçal e incrementar os níveis de produção.

As mudanças profundas são relativamente recentes e grande parte delas aconteceram  a partir de 2013, acelerando a nova forma de ser e estar dos habitantes. Assim, antes de 2013, a pesca era mais para o consumo e feita em moldes artesanais, mas com o desenvolvimento da Aquacultura em grande escala, Tongshan passou a produtor e fornecedor de alevinos com os níveis actuais a superar em mais de cinco vezes a produção feita antes de 2013 .

Foi a visita do estadista chinês que espevitou mudanças àquele centro, sobretudo por ter levado a célebre frase: “A segurança alimentar é prioridade”, que passou a ser assumida por todos. As lideranças locais têm um papel importante e no acto da tomada de qualquer decisão elas auscultam a comunidade que não só opina sobre o que quer, mas também avalia se de facto é o que todos precisam para avançar.

As crianças e adultos sabem se alegrar quando vêm gente diferente a escalar a sua zona e pedem fazer uma fotografia. A saudação e despedida são genuínas e deixam transparecer a ideia de que apesar de estarem alheios à vida urbana, conseguem ser hospitaleiros a seu jeito.

O modelo de organização Tongshan é típico de uma comunidade pequena onde a agenda e implementação de acções resulta em mudanças para o bem de todos.

Apesar de estarem longe da civilização urbana os residentes daquela área conseguem manter o que a natureza lhes dá e que é benéfico para todos, ao ponto de atrair as atenções de qualquer apreciador de um ambiente verde. Eles sabem criar mais condições como por exemplo a arborização porque têm a noção da importância de viver num ambiente são.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia