Segunda-feira, 20 Maio, 2024
Início » Saúde mais vigilante contra cólera no sul

Saúde mais vigilante contra cólera no sul

Por Issa Likwembe
452 Visualizações

O SECTOR da Saúde está a redobrar a vigilância para minimizar o risco da eclosão e propagação da cólera durante este tempo chuvoso, tendo em conta ao potencial de degradação do sistema de saneamento e contaminação da água.

Trata-se de um cenário que pode contribuir para o aumento do risco de ocorrência de casos de diarreias, incluindo cólera, sobretudo nas cidades de Maputo; Xai-Xai, na província de Gaza e distrito de Govuro, em Inhambane.

Neste contexto, para além da educação para a saúde, sensibilização e envolvimento comunitário, os profissionais estão a testar amostras para a cólera, de todos os pacientes adultos que se apresentam às unidades sanitárias, com diarreias que persistem por mais de dois dias.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância e Saúde, do Ministério da Saúde (MISAU), Domingos Guihole, a título de exemplo, há dias foi testado um número significativo de amostras de pacientes que procuraram atendimento na unidade sanitária de Ndlavela, município da Matola, na província de Maputo, com resultados negativos para a cólera.

banner

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia