Domingo, 26 Maio, 2024
Início » Hamas propõe a Israel armistício em três fases

Hamas propõe a Israel armistício em três fases

Por admin-sn
314 Visualizações

O GRUPO islamita Hamas propôs um acordo de trégua em três fases, que incluiria a libertação dos reféns raptados em 7 de Outubro e a retirada total das tropas israelitas da Faixa de Gaza, noticiou ontem a imprensa internacional.

De acordo com a agência de notícias EFE, as três fases teriam uma duração de 45 dias cada.

Na primeira, os reféns “mulheres e crianças, idosos e doentes, seriam libertados em troca de um número específico de prisioneiros palestinos”, segundo o plano do Hamas, que foi entregue na noite de terça-feira aos mediadores do Qatar e do Egipto e divulgado ontem de madrugada pela rede social Telegram.

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou na terça-feira que recebeu a contraproposta do Hamas ao seu plano de trégua transmitido pelo Qatar, principal mediador do conflito, e está a avaliá-la, enquanto o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a contraproposta do grupo palestino é “um pouco exagerada”, sem dar detalhes do seu conteúdo.

banner

Na primeira fase das três propostas, o Hamas também exigiu a retirada das forças aéreas israelitas das zonas povoadas da Faixa de Gaza, a entrada de mais ajuda humanitária e o início da reconstrução de hospitais e casas, juntamente com a criação de acampamentos temporários.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia