Domingo, 14 Julho, 2024
Início » EM MANICA: Transformação da soja apresenta bons resultados

EM MANICA: Transformação da soja apresenta bons resultados

Por admin-sn
1,1K Visualizações

PARTE da soja produzida no posto administrativo de Vanduzi, na província de Manica, está a ser transformada para produzir leite e yogurte, dois derivados que têm sido determinantes no aperfeiçoamento dos hábitos alimentares da população local e não só.

A inovação assente no agro-processamento da soja e na exploração racional dos seus derivados, em cadeia de valor, tem garantido a segurança alimentar e nutricional para milhares de famílias, que beneficiam das propriedades como proteínas e sais minerais, com destaque para o potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco e algumas vitaminas, fundamentalmente as dos complexos B e C, que o grão oferece.

Além destes nutrientes, a soja contém a isoflavona, também chamada de fitoestrógeno, que actua na prevenção de doenças crónico-degenerativas, como o cancro da mama, de colo do útero e da próstata.

De acordo como Lucas Mujojo, o leite e yogurte de soja são bastante solicitados devido à sua capacidade nutritiva e para além destes dois alimentos é empregue na produção de farinha para confecção do pão integral, fritos e ração para galinhas poedeiras.

Actualmente a farma dirigida por Lucas Mujojo produz leite e yogurte de soja numa média mensal de 4440 litros e espera-se com o contributo da matéria-prima fornecida pelos pequenos camponeses do Corredor da Beira elevar a produção de modo a se alcançar mensalmente seis mil litros.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia