Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » Denunciadas cobranças nos cemitérios municipais

Denunciadas cobranças nos cemitérios municipais

Por Jornal Notícias
474 Visualizações

HÁ cobranças ilícitas para aquisição de espaços para sepultamento em alguns cemitérios municipais tidos como lotados pela autarquia. A denúncia é feita por cidadãos que tiveram de pagar dinheiro aos funcionários afectos a esses cemitérios. 

Trata-se dos cemitérios Velho e da Faina, onde famílias chegam a pagar mais de quinze mil meticais aos funcionários locais para sepultar os seus familiares. João Amusse, residente no bairro de Namicopo, contou à nossa Reportagem que em Março do presente ano perdeu a mãe, vítima de doença, e, como o seu pai havia falecido há mais de sete anos, a família decidiu exumar os seus restos mortais e enterrar a mulher na mesma cova.

Entretanto, em negociações com um funcionário do cemitério, cuja identidade não quis revelar, foram-lhe cobrados quinze mil meticais para o efeito. 

Para Amusse, trata-se duma situação triste, porquanto a morte é imprevisível e é certo que toda a gente morrerá, o que exige um alto sentido de respeito à vida e que os mortos sejam enterrados com dignidade.

banner

Instado a pronunciar-se sobre o assunto, o vereador do pelouro de Higiene, Salubridade e Gestão Funerária, Assane Ussene, repudiou estes actos e disse que os valores cobrados não estão legalmente tabelados pelo Conselho Municipal. Ussene assegurou que medidas serão tomadas com vista a responsabilizar os infractores.

Disse que aqueles cemitérios municipais estão lotados, excepto o de Lourenço. Nos demais cemitérios, os sepultamentos são realizados mediante reserva e exumação. A fonte explicou ainda que, no que diz respeito às taxas funerárias, os valores cobrados são de 200 meticais, para abertura de coval; dez mil meticais, para exumação de restos mortais; e 500 meticais para a transladação de uma urna para fora do município.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia