Domingo, 21 Julho, 2024
Início » EM 2023: Tuberculose mata 359 pessoas

EM 2023: Tuberculose mata 359 pessoas

Por admin-sn
1,K Visualizações

TREZENTAS e oitenta e nove pessoas perderam a vida no ano passado vítimas da tuberculose. No mesmo período, foram notificados 14.063 casos da doença, mais de metade dos quais confirmou-se que se trata de tuberculose pulmonar.

Comparativamente aos anos de 2022 e 2023, o sector da Saúde indica que houve um ligeiro aumento de casos. Os dados foram revelados na cidade de Nampula pelo director provincial da Saúde, Fernando Mitano, na celebração do Dia Mundial da Tuberculose, efeméride celebrada a 24 de Março, este ano assinalado sob o lema “Sim, nós podemos acabar com a tuberculose”.

Mitano pediu o envolvimento de todos os actores na luta contra a tuberculose, por forma a reduzir os números, considerados elevados. O responsável aconselhou as comunidades para que logo que identificarem alguém com mais de duas semanas com tosse seja imediatamente encaminhado à unidade sanitária mais próxima para tratamento.

Sublinhou que o tratamento da tuberculose é gratuito e existem técnicos qualificados para a detecção da doença, bem como medicamentos suficientes para o seu tratamento, cuja duração é de seis meses. Segundo o director, combater a tuberculose é combater a pobreza, pois as pessoas infectadas enfrentam dificuldades para se locomover, trabalhar, produzir e sustentar as suas famílias.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia