Segunda-feira, 6 Maio, 2024
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Serviços da LAM deixam a desejar

Por Jornal Notícias
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Mwanawadhángwé Ine

PRETENDO, através deste jornal, manifestar o meu inconformismo no que tange à baixa qualidade dos serviços prestados pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

Parti, através da LAM, de Maputo para Tete no dia 18 de Abril corrente, com o regresso marcado para o dia 20 do mês em referência, pelas 22h35.

Sucede que o meu voo de regresso a Maputo foi alterado para as 24h35, sem prévia comunicação aos clientes, o que causou mal-estar aos visados, em virtude de terem ficado muito tempo, no aeroporto, à espera da nova hora da partida.

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No mesmo dia em que viajei de Tete para Maputo, havia um outro voo da LAM, também de Tete para Maputo, cuja partida estava prevista para as 20h45, tendo sido alterada para 23h55, igualmente, sem comunicação prévia aos clientes.

Acompanhei a conversa de alguns clientes decepcionados com a alteração da hora de voo, sem prévia comunicação, na qual diziam que valia a pena viajar de machimbombo em vez da LAM.

De referir que, sendo o transporte rodoviário “substituto” do aéreo, aquele constitui concorrente da LAM, devendo esta companhia precaver-se da potencial perda de alguns clientes, em virtude (i) da má qualidade dos seus serviços e (ii) dos altos preços dos seus serviços, a concluir pelos níveis de salários que são praticados no mercado nacional.

Uma empresa cuja situação financeira é deficitária e está no processo de recuperação, que é o caso da nossa companhia aérea, deve ter um marketing agressivo, de modo que possa lograr a almejada melhoria da sua situação financeira, o que não me parece estar a acontecer.

Afinal, o que impede a LAM comunicar antecipadamente aos clientes, através de plataformas digitais, da alteração da hora de voo à semelhança do que fazem os bancos, M-Pesa, Instituto de Gestão e Redução do Risco de Desastres, etc., sabido que é desconfortável para os utentes a sua longa permanência no aeroporto?

A mudança de horário de voo pela LAM, sem a prévia comunicação aos clientes, denuncia, na minha perspectiva, abuso da sua posição de monopólio no mercado nacional de transporte aéreo.

A situação torna-se grave em virtude de ter tomado conhecimento que os casos de alteração da hora de voo pela LAM, a que me referi, não são os únicos.

A terminar, convoco a direcção da LAM, especialmente ao sector de Marketing, a melhorar a qualidade dos serviços prestados pela nossa companhia aérea de modo que se logre concretizar a sonhada rentabilidade desta companhia aérea nacional.

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