Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » EXPLORAÇÃO DE GRAFITE: Australianos asseguram financiamento para Balama

EXPLORAÇÃO DE GRAFITE: Australianos asseguram financiamento para Balama

Por admin-sn
1,1K Visualizações

A EMPRESA mineira australiana Syrah anunciou, esta semana, que assegurou um financiamento de 64,73 milhões de dólares, nomeadamente para as operações da mina de grafite em Balama, na província de Cabo Delgado.

Numa informação aos investidores, a Syrah refere que a operação consiste na colocação de uma oferta de direitos para financiar, igualmente, o projecto Vidalia, com sede nos Estados Unidos da América.

A empresa explica que o maior accionista e principal fundo de pensão australiano, AustralianSuper, concordou com a conversão de títulos emitidos em Junho de 2019 e Dezembro de 2023 em novas acções da mineira.

A Syrah produziu, em Abril de 2023, 15 mil toneladas de grafite para baterias de carros eléctricos, que exporta de Cabo Delgado, tendo interrompido no mês seguinte a produção devido aos ‘stocks’ internacionais.

A produção da mineira australiana em Cabo Delgado tinha subido para 41 mil toneladas de grafite natural no primeiro trimestre deste ano, face a 35 mil toneladas no trimestre anterior, acima das vendas, que subiram de 28 para 30 mil toneladas.

A firma australiana está também a construir a Vidalia, uma fábrica de material para baterias, nos Estados Unidos da América, que será alimentada com o minério moçambicano, neste caso com duas toneladas enviadas em Abril de 2023.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia