Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » Governo insiste na produção local de baterias

Governo insiste na produção local de baterias

Por admin-sn
858 Visualizações

O MINISTRO Carlos Zacarias defendeu ainda que o país deve aproveitar o grafite para a produção local de baterias, que são cada vez mais procuradas no mercado internacional de veículos eléctricos.

“Que o processamento de grafite vá até à fase final” com o objectivo de “produzir baterias, criar mais empregos para os moçambicanos e captação de divisas”, afirmou Zacarias. A Twigg Exploration & Mining é subsidiária do grupo australiano Syrah Resources, que explora grafites na mina de Balama, na província de Cabo Delgado.

Dados divulgados pelos responsáveis da companhia referem que a firma investiu até ao momento 494 milhões de dólares, incluindo quatro milhões de dólares em projectos sociais em benefício das comunidades.

A mina de Balama iniciou a produção comercial há mais de cinco anos e foi destaque em Dezembro de 2021, quando a Syrah anunciou um acordo com a multinacional de veículos eléctricos Tesla, que pretende usar o grafite da mina considerada um dos maiores depósitos deste tipo de minério “de qualidade” no mundo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia