Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » Capturadas 473 mil toneladas de pescado

Capturadas 473 mil toneladas de pescado

Por admin-sn
1,2K Visualizações

MAIS de 470 mil toneladas de pescado diverso foram capturadas no ano passado, em todo o país, das quais 94 por cento pertencem à pesca artesanal, representando um crescimento de quatro por cento em relação a 2022.

A informação foi prestada ontem, na cidade de Maputo, pela Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, na abertura da Campanha de Pesca 2024, acto que marcou o término do período de defeso e veda da pesca do camarão de superfície, observados durante os últimos quatro meses em toda a zona costeira marítima do Banco de Sofala, Govuro, baía de Maputo e foz do rio Limpopo.

Segundo a ministra, no ano passado, o país exportou dez mil toneladas de pescado diverso, um acréscimo de 12 por cento e um encaixe em divisas de 61 milhões de dólares.

A governante disse que foram também notórios progressos na área da aquacultura, cuja produção global foi de 9460 toneladas, representando um crescimento de 71 por cento, com particular realce para o ramo industrial, que atingiu um incremento de 112 por cento, como resultado da mobilização de investimentos públicos e privados pelo sector nos últimos anos.

A dirigente destacou a importância de o sector produtivo das pescas melhorar a sua articulação por via da Confederação das Associações Económicas (CTA) e das entidades públicas competentes, no quadro do fortalecimento do processo de promoção dos produtos da pesca, visando aumentar a sua contribuição na balança de pagamentos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia