Quinta-feira, 25 Julho, 2024
Início » JAZIGOS DE PANDE E TEMANE: Receitas do gás mantêm tendência de crescimento

JAZIGOS DE PANDE E TEMANE: Receitas do gás mantêm tendência de crescimento

Por Jornal Notícias
4,9K Visualizações

AS receitas de exploração de gás natural dos jazigos de Pande e Temane, na província de Inhambane, mantiveram, no ano passado, a tendência de crescimento reflectindo, sobretudo, o aumento dos preços no mercado internacional.

Dados divulgados pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), braço empresarial do Estado na indústria de hidrocarbonetos, mostram que, por exemplo, em 2023 as receitas de venda deste recurso energético atingiram 1.610 milhões de meticais. 

Esta informação consta das demonstrações financeiras recentemente divulgadas pela ENH referentes ao ano transacto.

O documento refere ainda que este empreendimento, denominado projecto de produção de petróleo, regista um desempenho positivo, não obstante as dificuldades operacionais de manutenção de equipamentos e garantia de acordos de venda de gás em vigor.

O acordo de produção de petróleo prevê o desenvolvimento e produção de recursos de gás a partir dos depósitos de Pande e Temane, como parte do contrato de fornecimento de gás natural à África do Sul, cuja materialização ocorre ao abrigo de um acordo entre a Sasol, ENH, Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) e Governo.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia