Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Três dias de luto nacional pela tragédia da Ilha de Moçambique

Três dias de luto nacional pela tragédia da Ilha de Moçambique

Por admin-sn
1,5K Visualizações

O Governo acaba de decretar luto nacional de três dias pela morte de 98 pessoas no naufrágio de uma embarcação em Lunga, na Ilha de Moçambique, província de Nampula.

De acordo como o porta-voz do Governo, Filimão Suaze, o luto será observado a partir de zero horas de 10 de Abril até 23:59 horas de sexta-feira (12), período durante o qual a bandeira nacional e o pavilhão presidencial serão içados à meia-haste em todo território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique.

Em conferência de imprensa, Suaze explicou que o Governo criou uma comissão de inquérito para apurar as causas do acidente e produzir recomendações.

Entretanto, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que lidera uma equipa do Governo em Lunga, admitiu ter havido falhas no controlo do transporte de passageiros, uma vez que o barco é pesca.

Outro aspecto, referiu, o barco iniciou a viagem a partir do porto de pesca e não no local habitual de embarque de passageiros, onde o fiscal da administração marítima verifica a lotação e as condições da embarcação antes de autorizar que se faça ao mar.
No acidente sobreviveram 29 pessoas, enquanto outras três continuam desaparecidas.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia