Quinta-feira, 18 Julho, 2024
Início » HIV/SIDA: Mais de 37 mil mulheres submeteram-se ao TARV

HIV/SIDA: Mais de 37 mil mulheres submeteram-se ao TARV

Por admin-sn
502 Visualizações

MAIS de 37 mil mulheres submeteram-se ao Tratamento Anti-Retroviral (TARV) de Janeiro a Setembro em 243 unidades sanitárias de Nampula, das quais 1871 pediátrico e 35.576 em adultos.

Os dados foram tornados públicos sexta-feira pelo secretário de Estado na província, Jaime Neto, na celebração do Dia Mundial de Combate ao SIDA, data instituída pelas Nações Unidas com objectivo de reforçar a esperança de todos aqueles que estão envolvidos na erradicação da pandemia.

Este ano, o Dia Mundial de Combate ao SIDA foi celebrado sob lema “Comunidades e Sociedade Civil na Vanguarda da Resposta ao HIV/SIDA”. Para o secretário de Estado em Nampula, o lema reforça a necessidade de colocar as comunidades e organizações da sociedade civil no epicentro da resposta nacional à doença, após evidências provarem que sistemas comunitários desempenham um papel-chave e asseguram a inclusão e participação das comunidades na identificação dos problemas, na planificação, oferta e monitoria de saúde.

O governante referiu-se à necessidade de unir esforços em solidariedade e apoio aos afectados pelo HIV, oferecendo apoio emocional para a sua adesão ao tratamento.

Apelou à população para que continue engajada na luta contra a doença para que  crianças, jovens e adultos que ainda não a contraíram permaneçam intactos e garantir, desta forma, uma geração livre do HIV.

Neto instou aos cidadãos que já vivem com a doença para que assumam o tratamento com muita seriedade e responsabilidade. Reafirmou o compromisso do Governo de continuar a liderar esforços de mobilização de recursos para garantir a prevenção, cuidados e tratamento, com vista a melhorar a saúde da população.

Encorajou os profissionais de saúde a continuarem firmes na luta pela causa nobre de salvar vidas. Jaime Neto aproveitou a ocasião para apelar a população no sentido de observar as medidas de prevenção da cólera, apostando na lavagem das mãos antes das refeições e depois de usar a latrina, das frutas e verduras, boa cozedura dos alimentos e remover lixo das casas.

A província de Nampula tem um acumulativo de serro-prevalência de HIV de 282.474 pacientes, dos quais 17.600 são crianças e 264. 874 adultos, num universo de 6.649.801 habitantes.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia