Quinta-feira, 18 Julho, 2024
Início » Oceanos armazenam mais carbono do que se julgava

Oceanos armazenam mais carbono do que se julgava

Por admin-sn
323 Visualizações

OS OCEANOS podem estar a armazenar 20 por cento mais carbono do que as estimativas mais recentes, indica um estudo alertando que a quantidade é insuficiente para compensar os aumentos de emissões para a atmosfera.

As conclusões são de uma equipa internacional de cientistas que analisaram o papel do plâncton no transporte natural do carbono das águas superficiais para o fundo do mar.

O plâncton vegetal absorve dióxido de carbono (CO2) no processo de fotossíntese. Quando os organismos planctónicos morrem transportam esse CO2 para o fundo em partículas conhecidas como “neve marinha”.

Sendo mais densas do que a água do mar, estas partículas vão para o fundo do mar, armazenando assim o carbono e fornecendo nutrientes essenciais a uma vasta gama de organismos de profundidade, desde pequenas bactérias a peixes de profundidade.

Os cientistas analisaram dados que foram recolhidos em todo o mundo por navios oceanográficos, desde a década de 1970, e mapearam digitalmente os fluxos de matéria orgânica em todos os oceanos do mundo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia