Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » EM MACATE: Mais de 400 jovens abandonaram escola

EM MACATE: Mais de 400 jovens abandonaram escola

Por admin-sn
787 Visualizações

AS uniões prematuras e a procura de melhores condições de vida levaram à desistência de pouco mais de 400 jovens, de diferentes níveis do ensino primário, nos últimos dois anos, no distrito de Macate.

As autoridades de educação indicam que 225 adolescentes que abandonaram a escola no ano passado e neste, o número reduziu para 180.

O director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Macate, Victor Capece, disse que as raparigas se viram obrigadas a abandonar a escola para cuidarem de lares, enquanto os rapazes partiram para o mundo de negócios, com destaque para a venda de sacos plásticos, no mercado Francisco Manyanga, conhecido por “Mercado 38”.  

Victor Capece revelou que a situação de desistências têm preocupado o sector da educação pois “para além do futuro das crianças ficar comprometido deixa, indirectamente, professores sem emprego”, explicou.

De acordo com o director do SDEJT, Macate é um dos distritos da província de Manica com maior índice de desistência escolar, principalmente da rapariga, daí estar em curso trabalho de sensibilização visando manter a rapariga e os jovens na escola.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia