Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » Mercado movimentou mais dinheiro em Dezembro

Mercado movimentou mais dinheiro em Dezembro

Por Juma Capela
227 Visualizações

O DINHEIRO físico a circular no mercado moçambicano registou um aumento de 10,6 por cento no espaço de um mês, fechando Dezembro em 78.270 milhões de meticais.

De acordo com o relatório estatístico do Banco de Moçambique (BdM), o dinheiro em circulação no país no final de Dezembro de 2023 correspondia a quase 243,2 milhões de notas e 553,1 milhões de moedas, e compara com o valor total de 70.775 milhões de meticais que circulavam no final de Novembro.

Apesar deste crescimento no espaço de um mês, o dinheiro em circulação no final de 2023 ainda ficou 2,3 por cento abaixo face aos 80.870 milhões de meticais que circulavam no país em Dezembro de 2022.

A retirada de dinheiro de circulação é uma prática habitual da política monetária contraccionista, de redução da oferta de moeda, normalmente utilizada pelos bancos centrais para conter a subida de preços.

banner

De acordo com o documento consultado pela Agência Lusa, a nota de 20,00 meticais foi, em Dezembro passado, a que mais circulou em Moçambique, com uma quantidade de 47,8 milhões de unidades, enquanto nas moedas a de 0,50 meticais liderou, com 122,8 milhões de unidades.

Moçambique registou uma inflação acumulada de 5,30% em 2023, tendo crescido mais 1,29 por cento no mês de Dezembro, face a Novembro, de acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE indicam que Moçambique “registou uma subida do nível geral de preços na ordem de 5,30%” a 12 meses, de Janeiro a Dezembro.

“A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas teve maior subida de preços, ao contribuir com 3,34 pontos percentuais positivos”, descreve o INE no Índice de Preços no Consumidor (IPC).

Acrescenta que ao analisar a variação acumulada por produto, “importa destacar a subida dos preços do peixe seco, do milho em grão… Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia