Domingo, 14 Julho, 2024
Início » BACIA DO ROVUMA: Novas plataformas podem viabilizar exploração do gás

BACIA DO ROVUMA: Novas plataformas podem viabilizar exploração do gás

Por Jornal Notícias
2,2K Visualizações

TITOS MUNGUAMBE e ELIAS NHACA

MAIS plataformas flutuantes podem ser implantadas para a viabilização da exploração do gás natural na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, conforme admitiu em entrevista ao “Notícias” o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias.

Actualmente Moçambique conta com uma planta de extracção e processamento deste hidrocarboneto no projecto Coral Sul mas, segundo Carlos Zacarias, ao nível técnico decorrem estudos para a implantação de mais uma plataforma no projecto Coral Norte.

Na entrevista cujos excertos se transcrevem a seguir, Carlos Zacarias explica os contornos do memorando de entendimento recentemente rubricado para a cooperação com a República da Argélia no domínio da exploração do gás natural e produção de energia eléctrica, ao mesmo tempo que fala do estágio actual das negociações para a retoma das actividades pela TotalEnergies em Palma.

O governante também garante que o projecto da Central Térmica de Temane, que prevê a geração de 450 megawatts em Inhambane, poderá iniciar a produção no último trimestre deste ano, o que contribuirá para o alargamento do acesso e qualidade da energia fornecida no país. Leia a entrevista:

NOTÍCIAS (NOT) – Durante a visita do Presidente Filipe Nyusi à Argélia foi assinado um memorando de entendimento com este país. Qual é o alcance deste instrumento para os dois países, sobretudo para Moçambique?

Carlos Zacarias (CZ) – Como sabe, Moçambique e Argélia têm relações que remontam há vários anos. Aliás, foi na Argélia onde os primeiros combatentes da luta de libertação nacional foram treinados. Isso de alguma forma criou uma relação muito especial entre Moçambique e Argélia.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia