Domingo, 14 Julho, 2024
Início » País deve manter “consolidação orçamental”

País deve manter “consolidação orçamental”

Por Issa Likwembe
928 Visualizações

O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende que Moçambique deve continuar com a consolidação orçamental para reduzir as necessidades de endividamento, sinalizando que se justifica a flexibilização da política monetária.

“A continuação da consolidação orçamental é importante para reduzir as necessidades de financiamento e conter as vulnerabilidades da dívida pública. Com expectativas de inflação bem ancoradas, consolidação fiscal em curso e o fraco crescimento do sector não mineiro, uma flexibilização gradual da política monetária é justificada”, lê-se no relatório do FMI sobre a aprovação este mês da terceira avaliação à implementação do programa de Facilidade de Crédito Alargado (ECF, na sigla em inglês) a Moçambique, citado pela Lusa.

Ainda nas recomendações do relatório, o FMI aponta a “importância” de continuar com “os esforços sustentados para fortalecer as instituições e a governação”, e assim “limitar as vulnerabilidades à corrupção e promover o desenvolvimento do sector privado”.

Com a aprovação desta terceira tranche, os desembolsos totais ao país ao abrigo deste ECF do FMI, a 36 meses, elevam-se a cerca de 273 milhões de dólares. Este programa ECF foi aprovado em Maio de 2022, e prevê um financiamento total de 456 milhões de dólares ao país.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia