Domingo, 21 Julho, 2024
Início » “Civis do Ocidente devem preparar-se para guerra”

“Civis do Ocidente devem preparar-se para guerra”

Por Juma Capela
1,K Visualizações

O presidente do Comité Militar da NATO, Rob Bauer, alertou, esta quinta-feira, que os países da Aliança, nomeadamente os civis, se devem preparar para uma guerra total com a Rússia nos próximos 20 anos.

O almirante neerlandês avisou, segundo cita a imprensa internacional, que um grande número de civis terá de ser mobilizado se uma guerra mais alargada eclodir na Europa e que o processo de recrutamento de forças de reserva deve ser posto em prática pelos governos o mais rapidamente possível.

“Temos de compreender que não é um dado adquirido que estamos em paz. E é por isso que nós (forças da NATO) nos estamos a preparar para um conflito com a Rússia”, disse, depois de uma reunião, em Bruxelas.

“Mas a discussão é muito mais alargada. É também a base industrial e as pessoas que têm de compreender que desempenham um papel”, frisou.

Segundo o presidente do Comité Militar da NATO, a Suécia fez a coisa certa ao pedir à população para que se prepare para uma guerra. “Começa aí”, disse. “A tomada de consciência de que nem tudo é planeável e que nem tudo vai correr bem nos próximos 20 anos”, alertou.

De notar que as declarações surgiram no dia em que a NATO anunciou o início, na próxima semana, de manobras militares em grande escala, as maiores na Europa “em décadas”, que durarão vários meses e envolverão cerca de 90 mil soldados da Aliança Atlântica.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia