Sexta-feira, 19 Julho, 2024
Início » 50 ANO DEPOIS: Missão privada pode voltar a levar EUA à Lua

50 ANO DEPOIS: Missão privada pode voltar a levar EUA à Lua

Por admin-sn
933 Visualizações

O módulo lunar Odysseus, da empresa norte-americana Intuitive Machines, já está a caminho da Lua, a bordo de um Falcon 9 da SpaceX. Foi lançado às 8:05 desta quinta-feira, e tem aterragem prevista para próxima quinta-feira (22). Até ao momento, nenhuma companhia privada alcançou a superfície lunar.

O lançamento foi feito a partir do Centro Espacial Kennedy da Nasa, no Estado norte-americano da Flórida. A nave, que deve atingir velocidades de até 11 quilómetros por segundo, seguiu a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX e vai viajar até 370.000 quilómetros. A sonda vai avaliar o ambiente lunar e identificar recursos essenciais, como a presença de água, antes de uma possível missão tripulada ao abrigo do programa Artemis, da NASA, no final de 2026.

A Intuitive Machines, a empresa sediada em Houston que fabricou a nave, pode ser a primeira companhia privada a chegar à Lua, permitindo aos Estados Unidos voltar ao satélite natural da Terra pela primeira vez desde a aterragem bem-sucedida da Apollo 17 em 1972.

“Temos passado muitas noites sem dormir a preparar este momento”, afirmou Steve Altemus, co-fundador e director executivo da Intuitive Machines, citado pela Euronews.
Apenas Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Japão conseguiram alcançar a Lua.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia