Segunda-feira, 29 Abril, 2024
Início » EROSÃO DOS SOLOS: Habitações em risco de desabar

EROSÃO DOS SOLOS: Habitações em risco de desabar

Por admin-sn
224 Visualizações

RESIDÊNCIAS, muros de vedação e empreendimentos socioeconómicos estão em risco de desabar nos bairros Laulane, Mahotas, Hulene e Polana-Caniço, na cidade de Maputo, devido à erosão causada pela fúria das águas das chuvas.

Entre os pontos mais críticos destacam-se os taludes das avenidas Julius Nyerere, na Polana-Caniço, Marginal, na Polana Cimento, a Rua 10 de Novembro, em Laulane, e a zona do Romão, no Bairro das Mahotas.  

Fernando Nhacale, residente na Polana-Caniço, fala dos perigos de habitar em residências próximas aos taludes, num contexto em que as famílias procuram reerguer-se do desabamento das suas casas há sensivelmente 12 anos.

A posição é reforçada por Beatriz Muchanga, de Laulane, realçando que para conter o deslizamento de terra os vizinhos acumulam lixo ou enchem sacos com areia e depositam-nos nas crateras, para além de realizar actividades de limpeza nas valas de drenagem a fim de melhorar o escoamento das águas pluviais.

banner

Filipe Germano, munícipe das Mahotas, defendeu a importância de as autoridades competentes realizarem intervenções urgentes em pontos críticos e retirar as famílias das zonas de risco, para evitar vítimas e reduzir o número de agregados sem abrigo devido às calamidades.             

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia